Telefone criado por jovem pode mudar o rumo da indústria eletrônica

Phoneblocks

Phonebloks é um aparelho modular que está sendo elaborado de forma colaborativa para durar mais e gerar menos lixo eletrônico.

Todos os dias, jogamos milhares de aparelhos eletrônicos no lixo. Câmeras, tablets e celulares são pensados para ter uma vida útil curta. Por isso que é muito difícil consertá-los, mesmo que seja uma única peça que esteja com problema.

Em setembro de 2013, o jovem holandês Dave Hakkens lançou para o mundo sua ideia de como seria um telefone que não precisasse ser jogado fora tão rapidamente. Inteligente e sustentável, o Phonebloks é um celular modular, constituído de várias peças separadas. Se a tela rachasse, ela seria facilmente substituída por uma nova, sem que o aparelho precisasse ir todo para o lixo.

Com a ajuda de uma ferramenta de crowdspeaking, Dave conseguiu disseminar sua causa. Em poucos dias, o vídeo de apresentação do Phonebloks superou 18 milhões de visualizações, mostrando o desejo global por um telefone menos descartável. O resultado foi aparições na imprensa mundial e uma parceria com a Motorola. Com apoio da empresa e de doações, Dave agora se dedica a desenvolver um protótipo do celular que pode revolucionar a indústria eletrônica.

Mesmo com parceria da indústria privada, a colaboração e os ideais do hardware livre estão fortemente enraizados no projeto do Phonebloks. O telefone do futuro será open source, ou seja, qualquer um poderá se apropriar de sua tecnologia para copiá-la ou modificá-la. Já o site Phonebloks.com virou um laboratório de ideias onde mais de quatro mil membros discutem possibilidades para deixar o aparelho ainda mais durável e sustentável.

Ainda não se sabe quando o telefone modular de Dave ficará pronto. Também não há certeza de que sua ideia é totalmente viável. Só os próximos meses (ou anos) de pesquisa trarão a resposta. Mesmo que não dê certo, o jovem já tem uma trajetória inspiradora para todos nós. O caminho percorrido para tornar o telefone modular uma realidade mostra a vontade que o mundo tem de se mobilizar em torno de uma causa que faça a diferença.

Porque nossos telefones deveriam durar mais?

Na composição de celulares estão elementos poluentes como chumbo e mercúrio, além de plástico, que leva centenas de anos para se decompor. Estima-se que, em média, um telefone móvel seja usado por três anos. Nos Estados Unidos, o tempo de uso de um aparelho é de apenas 20 meses. De acordo com as Nações Unidas, 1,5 bilhão de telefones móveis entraram em desuso ou foram jogados fora em 2013.

Com informações de BBC.

Pin It

Posted on 11 de março de 2014 in Acontece, mobile, Vídeo

Responses (3)

  1. Juliano
    14 de março de 2014 em 14:07 · Responder

    Já perguntaram o que os grandes fabricantes pensam sobre a não obsolecência do celular? Não funciona nem com parafuso, quem dirá com um smartphone.

    Qualquer um com consciência social e ecológica torce por isso, mas infelizmente vivemos na sociedade do capital.

  2. Hugo
    16 de março de 2014 em 15:38 · Responder

    Bacana! Mas, os de agora, um tombinho no chão e você sai correndo atrás da bateria e capa. Com um monte de bloco…

  3. Ewerton Machado
    20 de março de 2014 em 18:30 · Responder

    I WANNA IT.
    ótima idéia.
    Great Idea..

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top